quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Horta em Casa - Erva Cidreira


Hoje venho falar de outra planta que faz parte do meu " jardim " a Erva Cidreira "







A erva-cidreira é uma planta medicinal. É uma planta proveniente da Ásia Ocidental. As suas folhas libertam um intenso aroma a limão doce.
É uma planta que se adapta bem a qualquer solo.As folhas da Cidreira podem ser usadas para dar sabor a saladas de legumes, frutas, carnes, pudins, guarnições, vinagres e licores. As folhas frescas são mais aconselháveis, pois são mais saborosas do que as secas.

 O melhor é que tem muitas propriedades medicinais como:


anti-inflamatória, antiviral, antioxidante, digestiva, calmante, ajuda a tratar de problemas nervosos, perturbações de sono, espasmos, enfartamentos, anorexia, tratamento de febres, constipações, alivia inflamações e dores. 


O povo dizia que o chá de erva-cidreira todas as manhãs com mel trazia de volta a juventude, fortalecia o cérebro e ajudava a combater a inércia natural.

Pode também, usar esta planta na pele, para aliviar de alguma picada de insetos ou mesmo para evitar estas picadas e isto tudo deve-se ao seu óleo que funciona como um excelente repelente. Embora a planta seja antialérgica, poderá surgir irritação em algumas pessoas que apresentam peles sensíveis.



 Durante periodos de grande calor deve ser regada abundantemente, diáriamente, pois é uma planta que prefere terrenos areosos junto aos lagos.

Conto mudar a minha para um vaso maior, pois plantinha para acalmar os nervos é o que mais preciso...



Sem comentários:

Enviar um comentário